VIDA COTIDIANA

A tecnologia nuclear na vida cotidiana

A descoberta dos raios X, no fim do século XIX, marcou o início da tecnologia nuclear. Desde então, houve muitas pesquisas e rápidos avanços dessa tecnologia que hoje está presente nos mais diversos setores do nosso dia a dia, como por exemplo: na medicina, na agricultura, na indústria, na arqueologia e na geração de energia limpa.

Você sabia que muitas das invenções que contribuem para a nossa segurança só foram viáveis graças à presença de material radioativo? É o caso dos detectores de fumaça, conhecidos como sprinters, e dos para-raios. Essas importantes invenções já contribuíram para salvar milhares de vidas nas últimas décadas.

A tecnologia nuclear trouxe grandes benefícios na área médica, salvando muitas vidas. Devemos à tecnologia nuclear as radiografias (raios X) e as tomografias.  A medicina nuclear fez grandes avanços, contribuindo também para o diagnóstico e tratamento de diversos cânceres.

É possível ainda esterilizar materiais cirúrgicos e hospitalares, como agulhas para injeções, bandagens para curativos e algodão.

Entenda como a tecnologia nuclear está presente nessas e em outras áreas, contribuindo para a conservação de alimentos, controle de vazamentos, geração de energia elétrica e até na datação de famosas obras de arte.