CURIOSIDADE

Geração de energia e sustentabilidade ambiental

Os recursos hídricos são responsáveis por grande parte da geração de energia elétrica no Brasil. Entre final de 2014 e início de 2015, o país sofreu com a falta de chuvas e muitos especialistas concordam que é preciso pensar em investir em outras fontes de energia. A queima dos combustíveis fósseis, tais como carvão e petróleo, impactam negativamente no meio ambiente e contribuem para aumentar o efeito estufa.

Em um mundo em que a demanda energética cresce a cada dia, é preciso pensar alternativas para a geração de energia limpa, contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta. Que fazer? A energia solar ainda é uma alternativa cara e não podemos ficar à mercê dos ventos e das chuvas!


Biólogos de várias partes do mundo afirmam que a energia nuclear é "a mais verde", pois comprovadamente gera emissão zero de dióxido de carbono na atmosfera. De acordo com esses cientistas, a energia nuclear é uma opção que oferece pequeno impacto ambiental porque "um pedaço de urânio do tamanho de uma bola de golfe equivale a 800 sacos de carvão do tamanho de elefantes". A boa notícia é que o Brasil tem grandes reservas de urânio! Para entender mais sobre a geração de energia elétrica no Brasil e no mundo, confira os minicursos "geração de energia" e "ciclo do combustível".

Fontes:
Jornal da Energia - http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=18148&id_secao=4
Observador - http://observador.pt/2015/01/05/biologos-de-todo-o-mundo-defendem-energia-nuclear-como-mais-verde/