TRANSPORTE

Transporte de materiais perigosos

Os materiais perigosos estão presentes no nosso dia a dia. Nossa vida seria mais difícil sem a gasolina, o álcool, o gás, os pesticidas,  as tintas e vernizes, o cloro, e os fertilizantes. Os materiais radioativos também contribuem para aumentar a nossa qualidade de vida, como por exemplo aqueles utilizados para diagnósticos clínicos. Entenda como esses produtos potencialmente perigosos podem ser transportados de forma segura, minimizando riscos e assegurado maior benefício para a população.

Transporte de material radioativo

Esses produtos, potencialmente perigosos, são importantes para assegurar uma melhor qualidade de vida para a população no Brasil e no mundo. Entretanto, se manuseados ou transportados de forma inadequada, esses mesmos produtos podem causar danos à saúde e ao meio ambiente.

Transporte de materiais perigosos

O transporte de produtos perigosos deve ser devidamente sinalizado, conforme as recomendações internacionais. De acordo com essas recomendações, os produtos perigosos são distribuídos em 9 classes de risco. A classe 7 é aquela que representa os materiais radioativos.

A maior parte dos materiais perigosos transportados no Brasil chega a seus destinos de forma segura. Todos os anos uma grande quantidade de material perigoso é transportada por via rodoviária, ferroviária, aquática e aérea. No Brasil, o transporte de materiais perigosos é regulamentado pelo Ministério dos Transportes e pelo Ministério da Defesa.  No caso dos materiais radioativos, o transporte deve obedecer ainda às normas e resoluções elaboradas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Entenda como são transportados os produtos radioativos no Brasil: medidas de segurança, tipos de embalados utilizados e aprenda a reconhecer os tipos de sinalização passíveis de serem utilizados.