CURIOSIDADE

A importância do transporte dos radiofármacos

Diariamente são transportados materiais considerados perigosos, mas que são necessários no nosso cotidiano, como a gasolina, álcool e muitos produtos químicos. Os materiais radioativos também pertencem à categoria de materiais perigosos. Alguns deles são destinados ao uso médico e são muito importantes para contribuir com o bem-estar da população. São os radiofármacos.

Radiofármacos são medicamentos que contém elementos que emitem radiação, como, por exemplo, o Iodo ou o Fluor.  Eles são produzidos em locais específicos e muitas vezes devem ser transportados para outros estados, onde são usados para fins diagnósticos. Outro exemplo de radiofármaco é o Samário, que ajuda a aliviar a dor de pacientes com câncer. Hospitais, médicos e pacientes aguardam esses medicamentos.

Entretanto, alguns radiofármacos têm a meia-vida muito curta, como o Fluor-18, que em poucas horas tem sua capacidade radioativa reduzida à metade. Isso quer dizer que atrasos na entrega podem inviabilizar diagnósticos vitais. Por isso é importante a conscientização do público e de todas as pessoas envolvidas no transporte desses materiais. Esses medicamentos podem ajudar a salvar muitas vidas!