SAÚDE PÚBLICA

Ciências nucleares em benefício da saúde humana

As aplicações pacíficas das ciências nucleares nos ajudam a ter o estilo de vida que queremos e almejamos no século XXI. Isso inclui tratamentos, combate a causadores de doenças e, claro, longevidade da vida humana. Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro nos anos 60 era de pouco mais de 50 anos? Em 2019 a expectativa de vida do brasileiro era de 76 anos. A medicina, a ciência e a tecnologia avançam a cada ano! E as ciências nucleares? Como contribuem para a melhoria da saúde humana?

Você conhece algumas aplicações das ciências nucleares nos hospitais. Há os raios x para diagnósticos de doenças e fraturas. Há ainda os exames de imagem para o diagnóstico e tratamento de diversos cânceres. E para além dos hospitais, há outras contribuições. Entenda como a irradiação de alimentos contribui para a redução de microrganismos em carnes, frangos e pescados. Aprenda como a  Técnica do Inseto Estéril pode contribuir para o controle de insetos transmissores de doenças. E há muitas outras aplicações das ciências nucleares em benefício da saúde humana!

 

* Esta área do site foi desenvolvida conjuntamente com a Profa. Dra. Anna Lucia C. H. Villavicencio (IPEN-CNEN/SP) como contribuição para educação científica à sociedade.