ALIMENTO SAUDÁVEL

Perguntas e respostas sobre a irradiação de alimentos

Por que irradiar alimentos?
Do plantio à mesa do consumidor, os alimentos estão sujeitos a insetos e microrganismos que podem ocasionar perdas dos alimentos e prejudicar a saúde humana. Para reduzir essas perdas, podem ser utilizadas várias técnicas: agrotóxicos, conservação a frio, conservação a quente, entre outras. A irradiação de alimentos é uma das técnicas que se utiliza.

O que é a irradiação de alimentos?
É uma técnica para preservação e desinfestação de alimentos. Os alimentos são submetidos a baixas doses de radiação para eliminar insetos ou reduzir a carga de micróbios que fazem mal à saúde e colaboram para deteriorar o alimento mais rapidamente.

Quais as técnicas de irradiação mais utilizadas?
A irradiação de alimentos é feita em ambiente controlado, com equipamentos especiais e todo o processo é monitorado para garantir a segurança do ambiente e qualidade do alimento. As técnicas mais utilizadas são a irradiação por raios gama ou irradiação com feixes de elétrons.

O alimento fica radioativo?
Não. O alimento não fica radioativo. A irradiação de alimentos não deixa resíduos no alimento nem libera material radioativo no meio ambiente.

Quem regulamenta a irradiação de alimentos?
O processo de irradiação é reconhecido como uma tecnologia eficiente e segura por importantes organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Food and Agricultural Organization (FAO). No Brasil ele é reconhecido e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Todos os alimentos podem ser irradiados?
Não. Existem muitas técnicas para a preservação de alimentos. Nem todas as técnicas servem para todos os alimentos. Cada alimento deve ser estudado e submetido à técnica de conservação mais adequada. Por isso são feitos muitos estudos e o processo é realizado com muita responsabilidade. A saúde das pessoas em primeiro lugar!

 

* Esta área do site foi desenvolvida conjuntamente com a Profa. Dra. Anna Lucia C. H. Villavicencio (IPEN-CNEN/SP) como contribuição para divulgação científica em Irradiação de Alimentos.