VAMOS VIAJAR!

As radiações pelo mundo afora!

Existe radiação natural nos alimentos, na água e nos materiais de construção! Todas as pessoas em todos os lugares estão expostas à radiação natural. Elas apenas não sabem disso... confira alguns exemplos.

  • Nas paredes e telhas das casas! Todos os materiais feitos à base de terra, como tijlos e telhas são naturalmente radioativos, porque nosso solo é rico em urânio e tório!
  • No ar que respiramos! O gás radônio é decorrente do decaimento natural do urânio. Por isso há radiação natural em nossas próprias casas! 
  • Na comida que comemos! Presente na mesa de todos os brasileiros, o feijão é um alimento nutritivo, rico em ferro e aminoácidos. E o feijão também contém Potássio-40, que é naturalmente radioativo! Muitos outros alimentos contém Potássio-40, como a banana e a batata.

Além da radiação natural, há a radiação produzida pelo homem, para geração de energia, aplicações médicas, preservação de patrimônio cultural etc. Confira como a radiação aparece de forma especial na França, na Holanda, na Bolívia e na Índia.  Aperte o cinto e prepare-se para uma viagem a diferentes países do mundo e belas paisagens culturais!