ENERGIA

Geração de energia elétrica

A maior parte da energia elétrica do Brasil provém das usinas hidrelétricas. Em algumas regiões com poucos recursos hídricos, é também utilizada a energia termelétrica por meio da queima de combustíveis fósseis, como óleo, carvão e gás natural.  Utilizamos também a energia nuclear. Hoje as usinas nucleares de Angra I e Angra II são responsáveis por grande parte do abastecimento de energia elétrica da cidade do Rio de Janeiro. Conheça as diversas possibilidades para geração de energia no Brasil e no mundo e entenda como é produzida a energia nuclear.

Energia elétrica

As fontes de energia mais conhecidas são: carvão, gás, hidrelétrica, eólica, solar, geotérmica e nuclear. A produção de energia pode se dar a partir de recursos renováveis e não renováveis.

Energia renovável

A energia renovável é a energia gerada a partir de recursos naturais, como por exemplo:

  • energia solar, em que o calor do sol é convertido em várias formas de energia;
  • energia eólica, que utiliza a força do ar e dos ventos;
  • energia hidrelétrica, que utiliza a força das águas;

Energia não renovável

A energia não renovável é gerada a partir de recursos cujas reservas são limitadas. Utiliza-se recursos que demoram milhares ou milhões de anos para serem repostos pela natureza.

A queima de combustíveis fósseis como óleo, carvão e gás natural para a produção de energia termelétrica, por exemplo, provoca fortes impactos no meio ambiente, além do risco do esgotamento desses recursos naturais. São consideradas fontes não renováveis porque são necessários milhares de anos para repor o que se gasta.

Energia nuclear

Já a energia nuclear, apesar de também ser uma fonte de energia não renovável, é considerada uma fonte limpa e segura, porque causa pequenos impactos ambientais. Produzida a partir do urânio, ela não emite gases que contribuem para o efeito estufa. O Brasil tem grandes reservas de urânio e a energia produzida por 1kg de urânio equivale à energia produzida por 10 toneladas de petróleo ou 20 toneladas de carvão.

Aprenda como são produzidas as energias renováveis e não renováveis e entenda porque a energia nuclear pode ser considerada como a energia do futuro.