CURIOSIDADE

E eis que finalmente... encontramos água em Marte!

NASA é uma sigla em inglês que quer dizer: National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). A NASA investe na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais. 

A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, foi responsável pelo envio do homem à Lua e muitos outros programas de exploração espacial. A Missão Viking, que lançou duas naves para a exploração de Marte na década de 70 já utilizava a geração de energia a partir de radioisótopos, que garantiam a constante produção de energia, já que no espaço, as naves não tinham postos de abastecimento! O selo na figura ao lado foi criado em 1978 em homenagem ao aniversário desta missão.

Em novembro de 2011 a NASA, com a colaboração da comunidade internacional, lançou uma sonda espacial para explorar o planeta Marte: o Mars Science Laboratory (MSL). No seu interior, a sonda carregou o rover Curiosity (Curiosidade). A sonda pousou na superfície de Marte em agosto de 2012. A Curiosity foi lançada para investigar as condições do planeta (clima, solo, existência de água) e coletar dados que indiquem a possibilidade de futuras missões tripuladas a Marte.

Para operar o rover era preciso muita eletricidade. Longe da Terra, a geração de eletricidade deve ser duradoura e independente das condições climáticas, luminosidade e outras condições externas. Por isso, foi utilizada a geração de energia a partir do Plutônio-238. O calor gerado pelo decaimento do plutônio-238 convertido em eletricidade garante energia duradoura, operando continuamente durante muitos anos.

Quer saber mais? Confira no site oficial da NASA (conteúdo em inglês):

Mars Science Laboratory - Rover Curiosity
Missão Viking 
Água em Marte